segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FRAGILIDADE

a gente fez o fragilidade com 18 anos. filmamos tudo num fim de semana. o felipe e a carol pratagonizavam e a thais era codjuvante além de fazer a continuidade. o ivo (que ainda não era fotógrafo) foi o nosso assistente. foi um set divertido e tranquilo apesar da correria contra o tempo. o pedro editou com a gente.

agradecemos em muito, todos.

é engraçado rever essas imagens, pois percebo como que de fato o que estava em jogo não era tanto o aprender a fazer cinema e sim aprender a ver e entender cinema. nesse sentido é um cinema de espectador e não de diretor. até hoje é mais ou menos assim, apesar de agora dirigirmos filmes de fato. só há pouco tempo que nos interessamos mais seriamente com a realização técnica e isso fica bem evidente nos nossos filmes mais antigos que não se importavam em serem toscos, sendo essa uma das razões para poucos gostarem deles (mas isso não tem importância, esses filmes realmente não são para serem gostados). esses filmes são estudos. era a nossa forma de ter certeza de que estávamos entendo os filmes a que assistíamos. é claro que sempre ficava a sensação de que não tínhamos entendido porra nenhuma. mas aos poucos estamos aprendendo e podemos dizer tranquilamente que hoje entendemos bem mais o nosso trabalho.

enfim, um filme como estudo teórico, cinefílico. tem os seus momentos.

vinvenders e aprendenders!

coloco junto com os filmes os cineastas em que pensávamos para cada cena (devo estar esquecendo alguns). dá pra ver a loucura que se passava pelas nossas cabeças rs.


(cinema experimental americano, principalmente warhol e brakhage)





(brian de palma)

Nenhum comentário: